Thursday 18 January 2018

SER ORGANIZADA | 5 HÁBITOS QUE MARCAM A DIFERENÇA

Não sou, muito sinceramente, a pessoa mais organizada que alguma vez irão conhecer.
Contudo, sistemas de organização despertam-me muito o interesse e a satisfação mas, e a título de exemplo, quando se aproxima a época de exames (precisamente quando é mais importante ter os afazeres e a cabeça em ordem) dá-se o descalabro total. Juro que não faço de propósito, mas é sempre certo que a confusão se acaba por instalar e, a partir daí, não há quem me redima.
Tendo isto em mente, ultimamente tenho investido em formas simples (que efetivamente resultam) de evitar todo este processo e que passo a partilhar com vocês!
1 - Reservar 15 minutos por dia. Pode parecer-vos pouco, mas a verdade é que esta foi a primeira medida que resolvi tomar. Todos os dias, mais para a noite, passo 15 minutos a pôr tudo em ordem. Seja a arrumar o que está fora do sítio, seja a ler e-mails ou mesmo a planear o dia seguinte. Com este tempinho guardado todos os dias especificamente para isto, acabo por não me sentir tão atrapalhada e caótica. Experimentem e verão que rapidamente conseguimos obter frutos deste pequeno esforço!

2 - Anotar tudo! Não que ache que me vá esquecer de um determinado trabalho ou exame se não o anotar, no entanto, o ato de escrever dá-nos uma perspetiva mais concreta acerca de todas as tarefas que temos para fazer. Visualizar é realmente importante e por isso agora opto por anotar listas, ideias, tarefas e até mesmo despesas no meu bullet journal (falarei dele em breve!).
3 - Cada coisa no seu lugar. Não sei se sou só eu, mas, de facto, entusiasmo-me e divirto-me demasiado a arrumar (sad, I know). O que é certo é que, se cada objeto tiver um lugar definido, sabemos sempre onde tudo está, não perdemos o nosso tempo precioso à procura e ainda somos brindados com uma sensação de equilíbrio, calma (ainda que não seja lá muito verdadeira) e ordem à nossa volta. Maravilha.

4 - Desviar os pensamentos negativos. Muitas vezes (e sem nos apercebermos), a conceção de "Não consigo..." acaba por ser um grande entrave. É mesmo importante darmos valor a quem somos, ao que já temos e ao que conseguimos com tanto esforço.

5 - Celebrar as pequenas vitórias e simplificar! Anotar na agenda 15 tarefas para um só dia acaba por ser contraprodutivo. Em vez disso, anoto apenas as mais importantes e tento valorizar aquilo que já consegui riscar da lista. A ordem vai surgindo, e a motivação também :)  


38 comments:

  1. obrigada pelas dicas, nesta altura de exames ainda são mais úteis ;) sou muito preguiçosa mas gosto de ter as coisas sempre arrumadas porque "organized people are just too lazy to look for things" hehe beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. ahaha concordo!
      Muito obrigada, ainda bem que achaste útil!

      Beijinhos :)

      Delete
  2. Eu anoto tudo e mais alguma coisa ahah!
    Já te estou a acompanhar por aqui :)
    Um bejinho,
    Beauty and Fashion | Instagram

    ReplyDelete
  3. Todos os hábitos mega importantes! Uma coisa que tenho feito muito é anotar apenas 3 tarefas pra eu realizar no dia, não fica muito pesado e ajuda a produzirmo pelo menos alguma coisa naquele dia que passou, sabe? Tem me ajudado muito!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Realmente parece-me uma ótima ideia! Simples e eficaz!

      Beijinhos!

      Delete
  4. Fazer listas é a minha salvação ahah! Beijinhos xx

    www.catmorais.com

    ReplyDelete
  5. Que ótimas dicas, fazer listas é a minha vida.
    Já estou a seguir por aqui.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada!! Sem listas não me consigo organizar mesmo!

      Beijinhos!

      Delete
  6. eu até fico deprimida ao anotar tudo o que tenho para fazer xD acho que 15 minutos não me chegavam para pôr tudo em ordem :P
    mas adorei as dicas e o blog!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. ahhah eu concentro-me apenas no mais importante, se não, era mesmo impossível!
      Muito obrigada!

      Beijinhos!

      Delete
  7. obrigada pelo comentário <3
    são ótimas sugestões, tenho de pôr mais em prática algumas :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Por acaso são tudo coisas que tento fazer e que considero super importantes! A dos 15 minutos parece que torna a minha vida tão mais organizada, fica tudo no sítio!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um gekkopod e um comando bluetooth para as tuas fotos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exatamente! Mudou mesmo a minha rotina para melhor!

      Beijinhos! :)

      Delete
  9. A base é muito, muito incrível. De verdade :D
    Acredito :/ E nada como tentar colmatar isso!

    Sempre fui muito organizado, tanto na escola como na faculdade. Hoje em dia, gerir o trabalho e o blog não seria fácil de não fosse tão organizado quanto sou :D Ótimo post!

    Segui-te :D

    NEW REVIEW POST | WINTER SKIN CARE ROUTINE: DAY AND NIGHT!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada!! :)
      Eu ainda estou a limar algumas arestas, mas sem organização seria o descalabro total! xD

      Beijinhos!

      Delete
  10. Tão verdade e boas estas dicas.
    Já estou a seguir o teu blog querida.
    beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ReplyDelete
  11. Gostei imenso das tuas dicas! Em especial da primeira que me parece fazer uma enorme diferença. <3
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! Concordo, a primeira é a que tem criado mais melhorias!

      Beijinhos!

      Delete
  12. Adorei as dicas! Eu, como pessoa desorganizada que sou, tento sempre cumprir essas regras e mais uma ou duas minhas, mas por vezes é difícil!

    Beijinho,
    Inês do umblogindisponivel.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! Sim, com tanta coisa por vezes também acabo por me perder um pouco, mas definitivamente que agora, com estes pequenos hábitos, a situação melhorou muito! ;)

      Beijinhos!

      Delete
  13. beautiful blog! I really like how you write
    and what you give photos. wonderful!
    I have a question, you will agree to follow for follow?
    I like to be in touch with inspirational blogs.
    Greetings from Poland!
    ayuna-chan.blogspot.com

    ReplyDelete
  14. Acho que são tudo ótimas dicas! E dão muito jeito, porque às vezes parece que a organização precisa de ser algo que faz parte da nossa personalidade, mas tal como a imagem que tens temos é de ajustar os nossos hábitos :)
    Vou tentar aplicar mais isto.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exatamente!!
      Com um bocadinho de esforço, tudo se consegue!

      Beijinhos! :)

      Delete
  15. Nice post, Dear!

    I`m following your blog with a great pleasure in GFC
    Follow back? Sunny Eri: beauty experience

    ReplyDelete
  16. Eu adoro organização, mas nem sempre fui assim. Há realmente dicas que podem mudar o nosso dia-a-dia e ajudar-nos a ter a mente mais limpa e organizada e tudo o que nos rodeia :) Mil beijinhos*

    www.lifewithju.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo!! Uma boa organização ajuda muito a nos focarmos!

      Beijinhos!

      Delete
  17. Sem dúvida anotar tudo! O problema é que anoto tanto que quando dou por mim as próprias notas estão desorganizadas :P

    Kill Your Barbies | Instagram

    ReplyDelete
  18. Faço grande parte destas coisas. Sofro de ansiedade o que muitas vezes me impede de ser uma pessoa produtiva e acabo por em dias sentir que não consegui fazer grande coisa. Parecendo que não estas coisas que falaste a cima embora pequenas ajudam imenso a voltar a estar "on track". :)

    ReplyDelete
  19. Olá minha querida!
    Antes de mais gostei muito do teu cantinho, inclusivo já o estou a seguir ❤❤
    Adorei o post :D
    Excelentes dicas, eu também anoto tudo o que tenho de fazer (até mesmo tomar banho, tomar medicamentos, almoçar, etc.) não que me vá esquecer, mas assim posso planear melhor o meu dia, pois tenho uma melhor perspectiva acerca do que vou fazer.
    Deixo-te aqui o meu blog caso queiras dar uma vista de olhos https://franciscafernandes18.blogspot.pt/ espero muito que gostes :D

    Beijinhos

    ReplyDelete
  20. Eu adoro organização e também acho que ter as coisas escritas facilita bastante! O pior é que às vezes dou por mim a tentar organizar a organização, o que acaba por ser muito stressante! AHAHAHAH
    Um beijinho

    INEFFABLE

    ReplyDelete
  21. Para mim o mais difícil continua a ser desviar os pensamentos negativos, do género "não vou conseguir fazer isto", "não vou ter tempo para fazer", "não vai correr bem" ahah, eu sei. Tenho que começar a enterra-los!

    Beijinho querida,
    santiago | facebook | instagram

    ReplyDelete