Saturday 5 January 2019

A MINHA EXPERIÊNCIA EM CABO VERDE COM AS TARTARUGAS!

Após uma longa e necessária pausa, estou finalmente de volta ❤ 
Como vos tinha dito aqui, decidi partir numa aventura para Cabo Verde como voluntária da Fundação Tartaruga, e é sobre esta grande experiência que vos falo hoje!

Inicialmente, tinha planeado uma viagem de 2 semanas. Um país desconhecido, pessoas desconhecidas, condições básicas, esforço físico: achava eu que essas 2 semanas me iam ser mais que suficientes. Acontece que não foi bem assim. Ao fim de uma semana, estava eu a adiar o voo de regresso para prolongar a minha estadia!
Esta viagem representa a descoberta. Descoberta de uma  nova cultura, descoberta de um modo de vida completamente diferente mas, sobretudo, descoberta a nível pessoal. Regressei com um sentimento de renovação. Aprendi a valorizar mais as pequenas coisas da vida. Coisas essas como um banho, comida na mesa, um teto, uma família, um ambiente seguro. e um chocolatinho ahah Ao longo do post, espero conseguir transmitir-vos um pouco deste sentimento tão bom.

As Acomodações
É preciso ter noção que as condições são realmente muito básicas. Existem 2 tendas grandes para dormir, uma feminina e outra masculina, sendo que cada um pode levar a sua própria tenda (foi o que fiz e o que voltaria a fazer). A pouca eletricidade que existe no acampamento provém de painéis solares e tem como fim abastecer a arca frigorífica e o carregamento dos telemóveis. Mais nada. 
Existe um pequeno espaço para tomar banho mas, não havendo água corrente, entrava em ação o balde (e tão bem que me sabia!). O intuito foi sempre o de poupar o máximo de recursos possível!


Pode parecer muito pouco mas, de facto, não foi preciso mais. E a verdade é que nunca me senti tão livre. Foi assim que me apercebi do quanto o telemóvel, a televisão e o computador me prendem e impedem de contactar verdadeiramente com as pessoas e, tão ou mais importante, comigo própria. Acho importante referir que eu nunca tinha acampado ahah (shame on me, eu sei) Portanto se eu, uma novata nesta vida, fui capaz de superar tudo isto e gostar, então penso que todos conseguimos, basta querer. A pré-disposição é essencial em experiências como esta, só assim será possível usufruir em pleno de tudo o que elas nos têm para oferecer.


O trabalho com as tartarugas
Numa palavra: mágico. As tartarugas são seres incríveis - durante o ano vivem a sua vida no oceano e, na altura da desova, regressam todos os anos à mesma praia onde nasceram, para colocarem os seus ovos! É aqui que entram inúmeros perigos, uns óbvios, como os caçadores, mas também outros menos óbvios, como os hotéis e os turistas. Assim, trabalhávamos dia e noite para proteger os ovinhos e as suas mães corajosas. 
Éramos responsáveis por 3 praias, sendo que estava tudo muito bem organizado em 3 turnos por cada praia: 2 patrulhas noturnas, onde trabalhávamos com as tartarugas (a primeira patrulha das 20h até à meia noite, e a segunda da meia noite até às 4h da manhã) e os censos matinais (das 5h30 até às 8h), sem tartarugas, onde percorríamos as praias para registar todos os rastos feitos nessa noite. Tudo isto era feito com muita atenção, pois havia sempre a assustadora hipótese de alguma tartaruga se ter perdido durante a noite e, se não a avistássemos e ajudássemos, ela acabaria por secar com o Sol...



Para além de todos esses kms percorridos diariamente, uma das praias requeria a recolocação de todos os ninhos, devido à existência de um hotel. Isto significava carregar baldes com os ovinhos até a um local seguro, processo esse que me deixava os braços em fogo. A privação de sono também não ajudou e, na última semana, confesso que os efeitos de todo esse cansaço se fizeram sentir. 
Foi aí que o poder do pensamento comprovou a sua força. Todas as noites, assim que regressava ao acampamento e me sentava no banco, bastava-me pensar em todas aquelas tartarugas e o privilégio que era poder sequer olhar para elas. Tudo valeu a pena.
Nunca me poderei esquecer do meu primeiro turno, passado ele na praia com o hotel. Era noite cerrada e toda eu era uma bola de entusiasmo enquanto caminhava até à praia, a interrogar o Líder que me acompanhava com todas as perguntavas que me conseguia lembrar. Quando avistámos a primeira tartaruga, sorri durante uma hora seguida, enquanto a observava a subir a praia, fazer o seu ninho com todo o cuidado, colocar mais de 100 ovinhos (que íamos retirando 1 a 1, com muito cuidado e sem que ela se apercebesse, para depois recolocarmos no local seguro), camuflar o ninho e, por fim, regressar ao mar. É um processo verdadeiramente mágico.
A cultura e as pessoas
Sem dúvida alguma, das maiores surpresas. Para ser sincera, não tinha pensado neste assunto antes da viagem. Sabia de ante-mão que se tratava de uma cultura machista, algo que pude, de facto, comprovar... Contudo, a animação, alegria, simpatia e humildade conquistaram-me muito rapidamente.


Ora...Sendo eu uma introvertida assumida, ao longo do primeiro dia, a música, dança e a animação que se viviam no acampamento deixaram-me num estado de pânico. Só pensava "oh meu deus, o que fui eu fazer", "nunca me vou conseguir adaptar", todo um rol de aflições que hoje vejo serem infundadas. Era um grande contraste com a minha realidade em casa mas foi aí que, sem sequer me aperceber, me rendi a tudo isso, graças à hospitalidade dos cabo verdeanos, que sempre se mostraram incrivelmente prestáveis em tudo. Através da observação e de conversas que fui tendo com cada um deles, percebi que são um povo muito forte. Passam por muitas adversidades, uma realidade completamente diferente da nossa: na esmagadora maioria dos casos, não há um pai e uma mãe a apoiar, não há uma casa, não há um acesso fácil a escolaridade, não há um ambiente seguro. Mesmo assim, há sempre um sorriso, animação e música. 


As patrulhas noturnas, lugar onde apenas existiam as tartarugas, o céu estrelado, o barulho das ondas e 2 pessoas muito diferentes, acabavam por potenciar conversas com substância, se apenas estivéssemos abertos a isso.
Para mim, a maior beleza desta experiência reside mesmo aí: na substância desprovida de distrações prescindíveis. Quer no contacto com as pessoas, quer no trabalho com os animais.
Tudo isto, aliado a um céu carregado de estrelas, fez-me regressar a casa com um espírito mais liberto, renovado e realizado. 

Espero que tenham gostado e que vos tenha realmente despertado o interesse para este tema. Qualquer dúvida que possam ter, não hesitem em perguntar, terei muito gosto em responder!



52 comments:

  1. ADORO ADORO. Fico muito feliz por ti. Aventuras como esta são algo que estou ansiosa por começar a fazer. Quem sabe juntas. Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada amiga <3 Espero bem que sim!!

      Beijinhoos!

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Adoreiii!! ❤️ Estou muito orgulhosa!! 😍
    Sempre desejei fazer algo assim como sabes ahaha... Mas devido ao meu inglês tenho receio de ir...
    Já tinha saudades dos teus posts!!! Aguardando o próximo!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muiito obrigada amiga <3
      Já sabes que te incentivo a ir, com inglês ou sem inglês ;)

      Delete
  4. Já tinha ouvido falar desse lugar, mas parece ser bastante bonito para o visitar
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ReplyDelete
  5. Que experiência incrível!
    Gostava muito de fazer voluntariado internacional quando terminar o mestrado.
    Foste inserida em alguma organização? Será que me podes falar mais como planeaste essa experiência/projeto?
    Beijinho grande <3

    santiago | facebook | instagram pessoal | instagram artístico

    ReplyDelete
    Replies
    1. Com todo o gosto! <3 A experiência foi toda tratada com a Fundação Tartaruga.
      Antes de tudo, decidi a data de ida e volta, conjugando com os melhores preços de voos. O acampamento trabalha de 15/6 até 31/10, portanto podes escolher como te der mais jeito (recomendo o início de Setembro, com as tartaruguinhas bebés!). Acabei por decidir que queria chegar a 18/8 e partir a 1/9 mas depois, já em Cabo Verde, acabei por prolongar a estadia, como disse xD
      Foi tudo muito fácil e rápido! Inscrevi-me diretamente no formulário que está no site - AQUI - e os responsáveis responderam-me dentro de umas horas, a confirmar que a minha "candidatura" tinha sido aceite. O passo seguinte foi, efetivamente, comprar os bilhetes de avião.
      Os responsáveis pelos voluntários preocupam-se mesmo com o nosso bem-estar, são muito prestáveis e flexíveis! Enviei-lhes o comprovativo dos bilhetes de avião, tal como me pediram, para que me fossem buscar e levar ao aeroporto.

      A partir daí, foi só planear o que levar na mala, de acordo com a lista que também disponibilizam no site - e lá fui eu, de espírito aberto e pronta para a aventura! xD

      Neste post aqui expliquei a questão dos custos ;)

      Um beijinho grande e não hesites em perguntar todas as dúvidas que tiveres! <3

      Delete
  6. Oh meu Deus, que incrível!!! Acredito que tenha sido uma experiência fantástica, além de estares a ajudar, ainda é uma espécie de retiro :)
    Não me importava nada de fazer o mesmo. Adorei a publicação.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muiito obrigada! <3
      Foi mesmo um retiro e não estava nada à espera disso xD

      Beijinhos!!

      Delete
  7. Wow, consegui sentir como gostastes desta experiência em cada palavra, na verdade até eu fiquei com vontade de fazer o mesmo :)
    E, sendo também eu introvertida, é bom saber que é fácil de ultrapassar isso hahah

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico mesmo muito contente!!
      Estava com receio em relação a isso, mas felizmente correu tudo com muita naturalidade!

      Beijinhos!

      Delete
  8. Numa palavra: ESPECTACULAR!! Adorei ler o teu relato, deve ser uma experiência incrível e nem consigo expressar como estou feliz por todos vocês terem contribuído para este projecto, destinado a ajudar as tartarugas <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada!! Fico mesmo muito feliz por poder dar a conhecer o projeto e partilhar esta experiência!

      Beijinhos!!

      Delete
  9. É impossível terminar esta leitura sem nos sentirmos inspirados e de coração aconchegado! Acredito que seja uma experiência mesmo transformadora a vários níveis. E ainda bem que tiveste a oportunidade de fazer parte dela *-*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi mesmo!
      Um graande obrigada pelo teu comentário <3

      Beijinhos!!

      Delete
  10. Que experiência completamente incrível! Adorei as tuas palavras, são bastante reconfortantes e aconchegantes :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada, fico mesmo muiito feliz por ouvir isso <3

      Beijinhos!

      Delete
  11. Que lugar lindo, que projeto maravilhoso! Aqui no Brasil também temos um projeto que cuida das tartarugas, pena que fica muito longe. Gostaria de visitar pois acho as tartarugas animais incríveis. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Conheço uma menina que fez parte de um projeto com tartarugas aí no Brasil, se calhar até pode ter sido o que estás a falar xD Um ótimo dia para ti também!!

      Beijinhos!

      Delete
  12. Filipa fiquei apaixonada!!!
    Acredito que foi uma experiencia tão enriquecedora, adorava fazer algo assim!
    beijinhos, Akira do Viver num t0

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi mesmo!! Recomendo totalmente!
      Fico muiito contente que tenhas gostado <3

      Beijinhos!

      Delete
  13. Cada vez mais sinto vontade de "largar tudo" para viver mais coisas assim. Tenho a certeza que saíste muito mais rica desta experiência!!!
    Beijinhos.
    https://stateofgracebymargarida.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredito mesmo que sim, em vários aspetos!
      Incentivo mesmo que o faças, tenho a certeza que ias adorar!

      Beijinhos!

      Delete
  14. Que projeto maravilhoso, Filipa.
    Já visitei um projeto desses em Ubatuba-SP, chama projeto Tamar caso queira procurar. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dei um saltinho ao site do projeto e também me parece muito bom, não conhecia!!

      Beijinhos!

      Delete
  15. Adorei conhecer a tua experiência! Gostava de participar numa aventura assim, mas confesso que tenho muito receio! Foi bom ver que te deste muito bem num país totalmente diferente e que mesmo sendo introvertida te conseguiste integrar.

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredita que também estava com receio, não só da integração mas também do estilo de vida, que para mim era tão desconhecido. Com um espírito aberto, tudo correu lindamente! :D

      Beijinhos!

      Delete
  16. Deve ter sido uma experiência tão incrível, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ReplyDelete
  17. Adorava passar por esta experiência nem que fosse por um dia. As tartarugas são sem dúvida animais impressionantes e que enchem tanto o coração! Viver assim deve ser uma experiência que de facto muda uma pessoa. Aprender a viver com o minimo indispensável não é fácil para todos mas sem dúvida que nos ensina a focar a nossa energia no que realmente importa! Adorei! Parabéns e obrigada por fazeres algo tão lindo!
    Muitos beijinhos,

    pt.witkonijn.net

    ReplyDelete
    Replies
    1. Opa... muito obrigada pelo teu comentário, a sério <3 Fico mesmo feliz por ver um feedback tão positivo a esta iniciativa!! Recomendo mesmo viver algo do género, nem que sejam só uns dias ;)

      Beijinhos!

      Delete
  18. Como fizeste para levar o material de campismo no avião? Gostava imenso de fazer este voluntariado!

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico mesmo muiito contente por isso!! Qualquer coisa que queiras saber, é só perguntar!
      No meu caso, como a tenda era pequena, cabia na mala de viagem, assim como o saco de cama. Mas os outros voluntários que levaram tenda puderam levá-la solta no porão (pelo menos na TAP), como se fosse uma bagagem normal!

      Beijinhos!!

      Delete
  19. Fiquei cheia de vontade de ir para lá! Infelizmente "estamos" de tal forma agarrados à tecnologia, que acho que muitas pessoas não iriam aguentar 1 dia em Cabo verde.
    Eu, pelo contrário, vejo-me a estar aí e aproveitar todos esses momentos vários dias sem precisar de tlm ou computador!
    Obrigada pela partilha da tua experiência. Adorei
    beijnho
    DREAMS OF A PRINCESS

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso é uma grande verdade!
      Fico muito contente que tenhas gostado e recomendo completamente que vás, tenho a certeza que irias adorar! ;)

      Beijinhos!!

      Delete
  20. Fiquei completamente encantada com a tua experiência e com uma vontade de enorme de fazer uma coisa assim! Muitos parabéns pela coragem! Adorei :D

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ReplyDelete
  21. Obrigada por partilhares uma experiência tão linda e enriquecedora ♥

    ReplyDelete
  22. Que incrível! Obrigada pela tua partilha! Senti as tuas emoções sabes? Deve ser tão bom e tão gratificante ajudar as tartarugas! Que máximo!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ReplyDelete
  23. Já tinha ouvido desse lugar. Sou apaixonada por tartarugas <3

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ReplyDelete
  24. Uma viagem que gostaria de fazer, simplesmente acho lindo o lugar.

    ReplyDelete
  25. Adorei descobrir mais sobre a tua experiência.

    Beijinho,
    Playing with Clothes

    ReplyDelete
  26. Oi Filipa! Como já comentei aqui, estou passando para lhe desejar um ótimo dia e dizer que tem postagem nova lá.

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ReplyDelete
  27. Deve ter sido tão incrível! Nem imagino o quão maravilhoso e enriquecedor deva ser algo assim!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ReplyDelete
  28. Great post! :) PS: Do you want to follow each other? Let me know on my blog so I can follow you back. :)

    The Fashion Spell

    ReplyDelete
  29. Adorei ler este post!
    Descobri o blog agora e adorei! Comecei a seguir :)

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ReplyDelete
  30. Ah cabo verde deve ser lindo!
    Quero muito quando acabar a faculdade fazer SVE, vamos lá ver se consigo :D
    Adorei o blog

    ReplyDelete
  31. Adorei as fotos :) Segui o blog, beijinhos :)

    ReplyDelete
  32. Hello =)
    Conheci o teu blog agora e MEU DEUS! Que super post.
    Não sabia que era sequer possível ir fazer voluntariado com tartarugas, que cena mágica :)

    Adorei conhecer os pormenores e ver fotos :)
    OBRIGADAAAAA

    ReplyDelete
  33. OMGGGGG!!! TÃO INTERESSANTE E BONITOOOOO!!! houve uma altura em que andei LOUCA a ver voluntariado com tartarugas mas acabei por "esquecer" mas espero um dia, e que esse dia seja breve, ir! obrigada pela tua disponibilidade e carinho com as tartarugas :)

    ReplyDelete